|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
6º C https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTY1ODgwNzMwMjg4/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTY1ODgxNzE5OTYx/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTY1ODgxNzE5OTky/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTY1ODgxNzE5OTg3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTY1ODgxNzE5OTgz/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTY1ODgxNzE5OTY1/details Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTY1ODgxNzE5OTc3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
9º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTY1ODgxNzE5OTcz/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTY1ODgxNzE5OTY5/details Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTY1ODgxNzE5OTU3/details Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
| |||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 16/11
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana de Atividades de ARTE do 4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
ATIVIDADES:
Leia atentamente o texto a seguir:
COLAGEM
A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura. A partir da Arte Moderna, a técnica passa a ser empregada em diversos movimentos artísticos e escolas artísticas, promovendo sentidos muito variados. A utilização de materiais muito diferentes de papéis cria uma nova gama de possibilidades de produtos artísticos em três dimensões, como se fossem esculturas em quadros. As novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante distintos entre si. Na Europa, principalmente na França e na Itália, as ideias nascidas da colagem provocam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas. Uma releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma. Temas frequentes nas colagens são violência, tecnologia e velocidade, por conta do contexto histórico em que se encontravam os artistas do início do século XX, com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, não foi diferente com a colagem. Entretanto, não apenas as críticas ao momento vivido foram temas utilizados na colagem, mas também faces e imagens abstratas figuraram muitas obras. A expressividade conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas. Isso levou os artistas a produzirem uma grande quantidade de produtos muito diferentes entre si, garantindo uma pluralidade artística muito rica e profunda. Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst, Joán Miró, Yves Tanguy, René Magritte, André Masson, Salvador Dalí e Henri Matisse. No cenário artístico brasileiro, os nomes de destaque são: Carlos Scliar, Piza, Guignard, Jorge de Lima, Athos Bulcão, Hélio Oiticica e Lygia Clark. A colagem, apesar de simples, é uma técnica artística difundida em todo o mundo e com relevante papel em diversas escolas e movimentos artísticos da cultura ocidental. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/colagem/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
Observe atentamente as colagens a seguir:
IMAGEM 1: Colagem de Jorge de Lima. Disponível em: <https://br.pinterest.com/ulitaurizano/fotomontagens-de-jorge-de-lima/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 2: Colagem de Carlos Scliar. Disponível em: <http://temasdeartecontemporanea.blogspot.com/2013/08/desenhando-com-tesoura.html> Acesso em: 03 de nov. de 2020. IMAGEM 3: Colagem de André Hellmeister. Disponível em: <http://www.centrodearte.com.br/cursos/colagem-a-arte-da-liberdade/> Acesso em: 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 4: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 5: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >.
IMAGEM 6:Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 7: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. RESPONDA
Com base no texto e nas imagens observadas, responda:
1) Você já teve contato com a arte da colagem? Por qual meio (virtual, museu etc.)?
2) O que você achou das imagens acima? Justifique.
AGORA É A SUA VEZ!
Faça uma colagem, o tema é livre. Procure em jornais e revistas imagens que lhe interesse, recorte e cole de forma que faça sentido (que expresse sua ideia) e tenha um tema de sua escolha. A colagem pode ser feita por imagens recortadas de revistas ou jornais, ou através de aplicativos e programas de colagem virtual. Faça no caderno de Arte e envie a atividade no meu WhatsApp. ATIVIDADE OPTATIVA - CONCURSO DE DESENHO
As alunas e os alunos interessados em participar do concurso de desenho, entrar em contato com a professora para orientação de como fazer.
Para mais informações acesse: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9204 O Concurso consiste na produção de desenhos relacionados a esses 5 princípios que fundamentam a Agenda 2030:
PESSOAS: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade. PROSPERIDADE: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. PAZ: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas. PARCERIAS: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida. PLANETA: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.
O desenho deverá ser realizado com as seguintes especificações:
• Suporte: papel sulfite, canson ou cartolina, sem bordas ou margens. • Tamanho: folha padrão A4 (210x297mm). Posicionamento do papel horizontal ou vertical; • Técnica: Desenho. Para a produção artística, o desenho deverá ser realizado à mão livre, com técnica de pintura utilizando quaisquer desses materiais: lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim, giz de cera ou outras à livre escolha do autor. • Identificação: A obra original não poderá conter o nome/assinatura do autor. A identificação deverá ser apresentada apenas na ficha de inscrição. • Apresentação para envio: o desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O Arquivo deverá apresentar o título da obra e nome do estudante. • Envio: o encaminhamento do desenho à instância julgadora, no formato digital deverá ser encaminhado por e-mail.
OBS: As imagens deverão ser registradas na maior definição disponível no mínimo 6 megapixels, se fotografada, e 300 DPI, se escaneada, e salvas em tamanho natural e no formato JPEG.
● Os desenhos deverão ser inéditos, não utilizar representações de estereótipos ou plágio; ● Não apresentar em sua produção artística conteúdos inadequados aos objetivos propostos como violência, constrangimento, atitude racista, misoginia entre outros que desrespeitem o Código Penal Brasileiro, a legislação vigente e os Direitos Humanos; ● Serão desclassificados os desenhos que apresentarem nome/assinatura do estudante ou da escola.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 16/11/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621-8137 (Professor Sergio).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTg3MjA3MDk2MTgz/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTg3MjA3MDk2MTg4/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTg3MjA3MDk2MjEz/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTg3MjA3MDk2MTk3/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Quarto Bimestre.
Teremos 09 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. |
|
|
|
Dia das Crianças |
|
QUESTIONÁRIO
Responda as questões abaixo.
|
1) Quais países que adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças?
2) No Brasil quando é o Dia das Crianças?
3) Em que data a ONU reconheceu como Dia Mundial da Criança?
4) Em que ano foi oficializado a data do Dia da Criança aqui no Brasil?
5) Qual foi o Presidente da República na época que oficializou a data do Dia da Criança?
6) Qual é a data que se comemora o Dia das Crianças nos Estados Unidos?
7) Qual foi o Deputado Federal que lançou a ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil?
8) De todas as brincadeiras que você se divertiu na sua infância, quais você mais gostou de brincar?
|
ATIVIDADE - DESENHO
EM SEU CADERNO DE ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS, JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. |
|
Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
|
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
ATIVIDADES DA SEMANA DE
28/09 ATÉ 02/10
https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTc2ODgwMTA5MTU0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
7º A https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTc2ODgwMTA5MjYw/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
7º C https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º A https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º B https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTc2ODgwMTA5MjQw/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º C https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTc2ODgwMTA5MjY0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º D https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTc2ODgwMTA5MjQ0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
9º A https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTc2ODgwMTA5MjQ4/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
9º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
|
|||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a oitava semana de
atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 04 de outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Também
realizamos atividades de apreciação Essa semana, a proposta da aula é ter
contato com a leitura dramática através da apreciação, de sua teoria, técnica
e prática.
TEMA:
LEITURA DRAMÁTICA
1ª AULA:
ASSISTA: Leitura Dramática - Texto: Quanto tempo? Quantos quilômetros? LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=iMEIz9cB_4s
LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
LEITURA
DRAMÁTICA
A leitura dramática é a apresentação em voz
alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a
prática artística enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez
na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por
exemplo, do figurino e da cenografia.
ENTONAÇÃO
A voz é uma ferramenta extremamente importante
para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem,
repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com
outros atores, ou fazer o seu monólogo. Para que a voz de um ator transmita a emoção
necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos
algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.
Relaxe
sua voz A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais
claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam contracenando
com você como para o público, que compreenda aquilo que você está dizendo. Para relaxar sua voz, um bom exercício é
treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem
pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um
minuto.
Faça
trava-línguas Os trava-línguas são excelentes exercícios
para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e
dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de
uma palavra com o começo de outra, por exemplo. Para fazer esse exercício, basta repetir, em
voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da
interpretação.
Aposte
nos movimentos faciais Como são realizados de forma automática, os
movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar
vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e
dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo. Para melhorar a entonação e prevenir o surgimento
desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar exercícios que
exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o rosto ou mover
mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia hora, sempre
durante a leitura dos textos.
Exercite
a pronúncia das sílabas Para melhorar ainda mais a entonação de sua
voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia
das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência,
sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”.
A respiração é outro ponto importante para
quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito
nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é
trabalhar o diafragma.
FONTE:
https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-melhorar-entonacao-de-sua-voz/
2ª AULA: ASSISTA: Itinerário de teatro: leitura mecânica e leitura dramática LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=-XzvSh43fr0
ASSISTA: A gente se acostuma... LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ
AGORA É
A SUA VEZ!
Aprendemos o que é leitura dramática e as
técnicas para realizá-la. Agora, é a sua vez de ter contato com essa forma de
manifestação teatral. Escolha um texto, uma música ou um poema, faça uma
leitura dramática e grave em vídeo. O vídeo deve ser enviado pelo formulário
no Google Classroom ou pelo WhatsApp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade estará disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621
- 8137 (Professor Sergio).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira
das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
8º A https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTY4NDkxMzU2NDcy/details
Formulário: https://forms.gle/3MG9oxZMgTNPkaoT6
8º B https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTY4NDkyMzE5ODky/details
Formulário: https://forms.gle/3MG9oxZMgTNPkaoT6
8º C https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTY4NDkyMzE5OTAx/details
Formulário: https://forms.gle/3MG9oxZMgTNPkaoT6
8º D https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTY4NDkyMzE5ODk2/details
Formulário: https://forms.gle/3MG9oxZMgTNPkaoT6
| |||||||||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 28/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Sétima Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa semana é a apreciação de vídeos do CMSP, Teatro de Marionetes e Bonecos.
| |||||||||
ATIVIDADES: Composição manifestação cênica
1ª AULA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julgar importante.
14/09 - 8º ano EF - Arte – Composição manifestação cênica
APRECIAÇÃO - I (Fernanda Borges - Professora de Arte e Márcia Janini - Moderadora do CMSP)
1) O que é Poéticas Pessoais?
2) Escreva quatro exemplos de Elementos do Teatro.
3) O que é o Figurino?
4) O que são "Adereços"?
APRECIAÇÃO - II (Marionetas de Boromo en el Titirimundi II (Segovia,13 mayo 2012). Laura Fraile)
https://www.youtube.com/watch?v=UIvZVFa4YmE
5) o que chamou mais atenção nesse vídeo?
6) O que é o Cenário?
APRECIAÇÃO - III (Teatro de Bonecos: Como Nasceu A Noite)
https://www.youtube.com/watch?v=W1Z-qRAct44
7) Qual era o nome do personagem que era amigo da "Naiara"?
8) O que é a Sonoplastia?
9) O que é o Visagismo?
| |||||||||
| |||||||||
| |||||||||
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 28/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
8º A
https://classroom.google.com/c/MTUyNzI1OTE5MzQz/a/MTYxNDcxMDE2MDQ5/details
Formulário: https://forms.gle/jpoqb8R85LoNq5cd9
8º B
https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTYxNDcxMDE2MjQ1/details
Formulário: https://forms.gle/jpoqb8R85LoNq5cd9
8º C
https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTYxNDcxMDE2MjI5/details
Formulário: https://forms.gle/jpoqb8R85LoNq5cd9
8º D
https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTYxNDcxMDE2MjMz/details
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 20/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Sexta Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa semana é a apreciação.
|
O Teatro Brasileiro e sua Cultura
|
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização sua função era de catequizar os índios. ... Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Obra de Vitor Meirelles: A primeira Missa no Brasil.
|
|
No Brasil, o teatro nasceu quando passou a ser colônia de Portugal, junto com a catequização dos índios. Os Jesuítas mostraram suas influências na música e no teatro e passaram isso aos índios. O teatro, por sua vez, foi usado com instrumento pedagógico, onde os padres ensinavam através de peças sua religião.
|
|
A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode estar presente em um espetáculo, história, ou até mesmo em um filme, que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir. A Praça é Nossa, Programa humorístico da televisão.
|
O que é o drama no teatro? Drama é uma expressão usada para designar uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição. ... Originalmente a palavra drama vem do grego "drâma", que significa "ação", e era usada com relação à arte teatral. E é isso que caracteriza o gênero dramático - o fato de apresentar a encenação de um texto.
|
|
Mágoa ou zanga passageira entre pessoas que se gostam, geralmente, entre namorados. Etimologia (origem da palavra arrufo. Quadro retrata a cena de uma briga de casal, podemos interpretar como um drama... Cenas do cotidiano... Mulher debruçada chorando e o seu companheiro imponente e sem perceber , ou reconhecer o sofrimento dela... Drama!
|
Chamamos de tragédia – do grego antigo –, uma forma de dramatização caracterizada por sua seriedade, dignidade e a presença da representação de deuses, do destino ou de contextos da sociedade. Derivada da poética e da tradição religiosa da Grécia Antiga, ela surgiu na antiga Grécia ! Tragédia possui raízes ( origens) no ditirambos, que eram os cantos e danças realizados em homenagem e honra ao deus grego Dionísio – para os romanos, Baco -. As apresentações, dizia-se, foram criadas pelos sátiros, que eram seres meio podes que cercavam Dionísio em suas festas. Isso deu origem ao nome, pois as palavras gregas tragos e óide , que significam respectivamente bode e canto, originaram a palavra tragos – óiode – canções dos bodes. Daí a palavra tragédia foi derivada.
|
|
QUESTIONÁRIO
1) Em que século aconteceram as primeiras manifestações teatrais no Brasil? Qual sua principal função?
2) Onde eram realizadas as primeiras peças teatrais, encenadas no Brasil?
3) Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. No texto , tem a seguinte afirmativa : "O teatro, por sua vez, foi usado como instrumento pedagógico." Reflita e responda: O que os Jesuítas ensinavam através do teatro no Brasil?
4) Como você definiria a Comédia?
5) O que seria um drama na peça teatral ?
6) Sabemos que a Tragédia , surgiu na antiga Grécia de um culto ao deus Dionísio. Agora descreva as suas origens? ( Como ela surgiu? De que cantos?)
7) Qual o significado da palavra Tragédia em Grego?
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 20/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
6º C
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]()
7º A
https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTU5NzU4MTIxMjQz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
7º C
https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTU5NzU4MTIxMjEx/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º A
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTU5NzU4MTIxMjE1/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º B
https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTU5NzU4MTIxMjE5/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º C
https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTU5NzU4MTIxMjM3/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]()
8º D
https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTU5NzU4MTIxMjIz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
9º A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTU5NzU4MTIxMjI5/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
9º B
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
1ª A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTU5NzU4MTIxMjQ3/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
| |||||||||||||||||||||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 13/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa semana é a apreciação.
| |||||||||||||||||||||
Ao assistir as peças indicadas abaixo, devemos buscar articular o conhecimento prévio com a experiência da apreciação.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
1ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola”
RESPONDA:
1) O que você compreendeu sobre a história de Malala?
2) Você acha que esse problema da educação ainda existe? E como isso se mostra no Brasil?
3) O que mais lhe chamou atenção na peça teatral da história de Malala? Como eram os figurinos? E o cenário? E as músicas e iluminação?
2ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral
RESPONDA:
4) O que você compreendeu sobre a peça “Os Saltimbancos”?
5) No teatro, se utiliza de diversos recursos para compor o espetáculo. O que mais lhe chamou atenção na peça “Os Saltimbancos”?
6) Como é o comportamento de atrizes e atores para atuar como animais? Eles se movimentam pelo cenário de maneiras diferentes? Por que?
ARTE E POLÍTICA
RESPONDA:
7) A arte teatral, para além de entretenimento, propõe debates sobre os problemas, o cotidiano e a realidade das pessoas e países. Nesse sentido, podemos perceber conteúdos e discussões políticas transmitidas através das manifestações artísticas. Na sua opinião, isso é importante para a cultura? Justifique sua resposta.
| |||||||||||||||||||||
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 13/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 05/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quarta semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 05 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – II
Vimos em outra aula os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Continuaremos a aprender mais alguns conceitos sobre o universo do Teatro. Iremos assistir mais um vídeo, façam as anotações no seu Caderno de Arte para consultar e responder as atividades.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
OBS: faça anotações de partes importantes e/ou que lhe chame atenção.
Para acessar copie e cole ou clique no link:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
O Teatro no Brasil
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838.
Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães.
Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostrar e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.
A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Gianfrancesco Guarnieri e Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outros e o Teatro de Arena que encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, um grande sucesso. Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.
Gêneros Teatrais
Comédia
A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.
Tragédia Clássica
Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte.
Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).
Farsa
A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando se inspira em situações do cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.
Teatro de bonecos
O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça.
Também há fantoches, que são construídos em cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernambuco.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela.
Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construiu o mais famoso teatro inglês: o Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Realismo e Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha questões políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente.
O Teatro hoje
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
RESPONDA:
1) Porque dizemos que o teatro de bonecos "dá vida"?
2) O que são os bonecos estilo "marionetes"?
3) De acordo com o vídeo, o ator e manipulador de bonecos Hugo Picchi e comentou sobre a diferença entre boneco de teatro e boneco de TV. Qual é a diferença entre eles?
4) Em que ano surgiu o teatro realista no Brasil?
5) Quais são os gêneros teatrais citados nos textos acima?
6) O que é a "Farsa"?
7) Comente com suas palavras sobre "O Teatro Hoje".
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 06/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 31/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana do terceiro bimestre. Esse bimestre teremos 10 semanas de atividades.
Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro e nas próximas semanas vamos estudar um pouco mais sobre esse tema.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 31. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Leia atentamente as informações a seguir:
Folclore
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Alguns Personagens do nosso Folclore
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
Parlendas
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Trava-Línguas
Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.
Na medida em que traz uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças, pode ser um recurso utilizado na educação infantil, auxiliando as crianças a melhorar a dicção brincando. Mas ao mesmo tempo serve para jovens e adultos também a desenvolver a dicção e a articulação em pronunciar palavras.
AGORA, VEJA OS VÍDEOS SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO
❖ Apresentação Folclore vídeo
❖ O que é Folclore - Brasil Escola
Questionário
Responda abaixo as questões.
1) O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em que ano?
a) 1925
b) 1936
c) 1944
d) 1951
2) Qual a lenda folclórica cujo personagem é considerado pai de todos os filhos de origem desconhecida?
a) Mula sem Cabeça
b) Lobisomem
c) Boto
d) Curupira
3) Em que data se comemora o Dia do Saci?
a) 18 de abril
b) 02 de julho
c) 11 de agosto
d) 31 de outubro
4) Menino travesso com cabelos vermelhos que protege a fauna e flora e tem os pés virados para trás. Quem ele é?
a) Saci-pererê
b) Negrinho do pastoreio
c) Curupira
d) Caipora
5) Qual personagem feminino do folclore brasileiro encanta os pescadores com sua linda voz?
a) Cuca
b) Iara
c) Vitória-Régia
d) Comadre Fulozinha
6) Comente sobre a "Popularização coletiva" como umas das características do Folclore.
7) Faça um comentário sobre os dois vídeos que você assistiu.
8) Dentre de alguns exemplos de "parlendas" mostradas aqui no formulário, qual delas que você lembra que mais cantou?
TAREFA – I
* ESCOLHA DUAS FRASES QUAISQUER DOS "TRAVA-LÍNGUAS" E GRAVE UM MINI-VÍDEO VOCÊ FALANDO E ENVIAR NO MEU WHATSAPP.
TAREFA – II
* ESCOLHA UM DESENHO DOS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E DESENHE NO SEU CADERNO DE ARTE. NÃO ESQUECER DE POR O NOME, Nº e SÉRIE.
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 31/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Se for entregar pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
6. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10h00 às 20h00. Sábado das 10h00 às 16h00.
★ As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Formulário: https://forms.gle/9LMq1HthB3hSQRmZA
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a segunda semana do terceiro bimestre.
Corrigindo a informação anterior, esse bimestre teremos 11 semanas de atividades, e
não 7 semanas de atividades.
Vamos continuar nossos estudos sobre TEATRO.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana. Desde já, peço que
entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – I
Vamos aprender sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Para entendermos melhor vamos assistir ao vídeo. Peço que façam anotações de pontos importantes no seu caderno de arte para poder consultar e responder as atividades.
|
1. ASSISTA O VÍDEO “Fundamentos de Arte I - Elementos Formais do Teatro”
|
2. AGORA VAMOS CONHECER OS ELEMENTOS DO TEATRO, LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ABAIXO:
NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
|
Cenografia
|
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
|
Figurino
|
![]()
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
|
Iluminação
|
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
|
Maquiagem
|
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
|
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
|
3. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
|
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
|
PRÉ-HISTÓRIA
O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.
|
ANTIGUIDADE
Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.
|
TEATRO GREGO
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes.
Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje. As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
|
TEATRO ROMANO
O teatro romano não é um reflexo do teatro grego. Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O teatro romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a comédia toma o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram violentos, se baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais eram sacrificados publicamente.
|
IDADE MÉDIA
Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
|
4. RESPONDA:
|
As questões 1, 2 e 3 são referentes ao vídeo.
1) Quais são os Elementos formais do Teatro?
2) Porque que o "Personagem" é tão fundamental no Teatro?
3) Do que praticamente o "Teatro" necessita?
|
Agora, responda as questões a seguir com base nas informações dadas anteriormente. Também é permitido consultar outras fontes (internet, livros, revistas etc.).
4) Quais são os outros profissionais que são também fundamentais na realização de uma peça teatral?
5) Qual é a responsabilidade do "Figurinista"?
6) O que faz o "Iluminador'?
7) Como surgiu o "Teatro Grego"?
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
8º A
Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevV_vhw-7Y_0z0prYPX83cVi-L9AARzw7pliMCTq-1i31HOw/viewform
8º B
Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevV_vhw-7Y_0z0prYPX83cVi-L9AARzw7pliMCTq-1i31HOw/viewform
8º C
Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevV_vhw-7Y_0z0prYPX83cVi-L9AARzw7pliMCTq-1i31HOw/viewform
8º D
Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevV_vhw-7Y_0z0prYPX83cVi-L9AARzw7pliMCTq-1i31HOw/viewform
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 10/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 11 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Vamos pesquisar e analisar conceitos de dramaturgia na arte contemporânea (teatral, televisiva e cinematográfica) e espaços cênicos. Para isso, vamos usar o volume 3 do Caderno do Aluno.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
TEATRO
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Tragédia e comédia, símbolo do teatro
O que diferencia um texto teatral de outros textos literários? Quais são suas principais características? Entenda como um texto teatral é construído. (Assista o vídeo abaixo).
O TEATRO – Origem, conceituação, apreciação estética e construção de sentido.
O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses. Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo.
Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo. Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado.
As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.
Teatro no Brasil
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros. Já no século XVII, surgem outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje.
Com a chegada da família real, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto que constrói "teatros decentes" para a nobreza. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Gianfrancesco Guarnieri e Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar grandes artistas como Gianfrancesco Guarnieri, Cacilda Becker, Sérgio Cardoso, Tônia Carrero, Paulo Autran e Fernanda Montenegro.
Teatro Grego
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores.
Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras. Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes. Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje.
Questionário
Responda corretamente as questões abaixo.
1) A implantação do teatro no Brasil ocorreu em que razão?
2) O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc.
a) IV a.C.
b) II a.C.
c) VI a.C.
d) III a.C.
3) O que você entendeu do vídeo que você assistiu sobre "Texto Teatral"?
4) Em que Século surgiu outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns que lembram muito o carnaval como conhecemos hoje?
5) Como surgiu o Teatro Grego?
6) Comente sobre as tragédias gregas.
7) Quem foi considerado um grande autor nas comédias gregas?
a) Ésquilo
b) Sófocles
c) Aristófanes
d) Eurípides
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
Estamos na 7ª
semana de atividades de um total de 8 semanas que percorrem o Segundo
Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre se encerra no dia 31/07.
Não deixem
por favor acumular as atividades... conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
8º A
Código da Turma: by55tuj
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
8º
B
Código da Turma: skac6e6
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
8º
C
Código da Turma: g22at2x
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
8º
D
Código da Turma: mlwi5ek
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
Quem
não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da
atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno
e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se
for necessário eu envio as perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp
ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 27/07
ATIVIDADE
1 – SONDAGEM
**ATIVIDADE
DA PÁGINA 7 DO CADERNO DO ALUNO DE ARTE**
REVISÃO: Os quatro fatores do movimento
ESPAÇO – É no espaço onde a dança
acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e
nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos
movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo,
uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos
membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças utilizadas
pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade,
estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do
peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança
os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível
definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
LINKS DOS VÍDEOS
COMPLEMENTARES PARA SEREM VISTOS PARA SEREM USADOS NA RESOLUÇÃO DO
QUESTIONÁRIO:
Auto do
Bumba-meu-boi com o grupo Cupuaçu
Samwaad Rua do
Encontro
Eddy Kenzo - Kadondo
Danças Paulistas -
Dança do Bambu - GODAP-SP
Responda os questionamentos a seguir e
converse com seu professor a respeito do que você sabe sobre as diferentes
formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes
indígenas, africanas e afro-brasileiras. Fale sobre composições de danças,
seus artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes
épocas, e fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço).
QUESTIONÁRIO
1.
Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os
movimentos que seu corpo consegue fazer?
2.
Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de
aula? Você senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3.
Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4.
Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5.
Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim,
fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram
as suas impressões?
6.
Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas?
Quais?
|
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
v Estamos na 6ª semana de atividades de um total de 8 semanas que percorrem o Segundo
Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre se encerra no dia 31/07.
v Não deixem por favor acumular as atividades... conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do Classroom:
Código da Turma: by55tuj
Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente
pelo formulário:
8º B –
Código da Turma: skac6e6
Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade
diretamente pelo formulário:
8º C –
Código da Turma: g22at2x
Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente
pelo formulário:
8º D –
Código da Turma: mlwi5ek
Quem não conseguir entrar pelo Classroom, poderá fazer a atividade diretamente
pelo formulário:
v Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
v Se for necessário eu envio as perguntas no privado.
v A atividade poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/07
Segue abaixo o texto para o desenvolvimento das atividades:
Níveis de Dança
Existem três níveis da dança que levam em consideração a posição do corpo ereta: nível baixo, médio e alto.
No nível baixo da dança, o dançarino realiza seus movimentos de forma que seu corpo fique bem próximo ao chão até que a altura do quadril seja alcançada. No nível médio, os braços do dançarino se posicionam na região entre o quadril e os ombros. Já em seu nível alto, os membros superiores se encontram em sua posição mais alta, acima dos ombros do dançarino.
Um ponto importante a ressaltar é a distância considerada é em relação ao chão e não ao corpo. Desta forma, um aluno de 1,80m alcançará os mesmos níveis que um aluno de 1,50m.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividade – I
De acordo com a explicação do texto e com o suporte do vídeo, cada aluno(a) deverá tirar uma foto de cada nível escolhendo uma pose desejada. Por favor enviar diretamente no meu WhatsApp.
Atividade – II
Considere as afirmações sobre a dança contemporânea.
I. A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas.
II. A improvisação, contato improvisação, Método Laban, Técnica de release, Body Mind Centering (BMC) são métodos e procedimentos utilizados pelos coreógrafos de dança contemporânea para sua pesquisa coreográfica.
III. O bailarino dramático, a reprodução de uma técnica específica e as dinâmicas de movimento são ferramentas para a composição cênica da dança contemporânea.
IV. Temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas são instrumentos para os intérpretes de dança contemporânea criarem suas composições.
Está correto o que se afirma em:
a) Somente I
b) Somente III
c) Somente I e II
d) Somente I, II e IV
|
ATIVIDADES
8º D
Classroom
Forms
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 12/07
1) O dançarino Rudolf Laban estudou e
pesquisou os quatro fatores de movimento. Quais são eles?
2) Analisando Corpo e Espaço que podemos
estudar, quais são os quatro movimentos da Dança?
3) Na Dança, temos três tipos de
"modos", quais são eles?
4) Quais são os benefícios da Dança?
5) As Danças Indígenas se inspiram em quê?
PRAZO DE ENTREGA
12/07/2020
As atividades podem ser devolvidas pelo classroom e pelo
e-mail: serggiocammpos@hotmail.com
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/07
1) A dança indígena é realizada tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. É comum que eles utilizem adereços para praticar os rituais. Os mais conhecidos são: amuletos, símbolos, instrumentos musicais, além de outros itens. A depender do objetivo do ritual, as peças podem variar. Como característica predominante das danças indígenas, encontra-se:
v Seu sentido ritualístico, celebrando momentos importantes da comunidade.
v O acompanhamento por melodias maliciosas e brejeiras, que falam do amor.
v A dança de roda com cantigas que falam da vida infantil.
v A origem da comunidade no trabalho rural, sobre os instrumentos e os ciclos da plantação.
2) A dança do Xondaro é uma arte marcial voltada para autodefesa, busca de agilidade, equilíbrio físico e espiritual para a vida nas matas, para a prática da caça e, inicialmente, luta para defesa e guerra. É praticada pelos índios da tribo:
v Xavante.
v Suruí.
v Ladei.
v Guarani
3) As danças africanas são consideradas manifestações culturais dos povos africanos, que costumam se expressar ritualmente. A maioria dos ritmos africanos estão relacionadas aos aspectos religiosos. Por isso, em algumas danças, o corpo serve como uma espécie de ligação entre a Terra e os mundos espirituais. A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem no seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:
v Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
v Perderam a relação com o seu passado histórico.
v Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
v Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
4) As danças afro-brasileiras possuem muitas variantes, entre elas está a Dança de Roda, ocorrente na ilha de Marajó e litoral atlântico do Pará, que se estende ao Amapá e Maranhão. Esta Dança é conduzida principalmente ao som de tambores conhecidos como curimbós, caracaxás, reco-recos, às vezes acrescida de outros instrumentos, com canto solista e coro, tendo como coreografia a base em movimentos giratórios do corpo, como bamboleios e umbigadas.
v Calango
v Bate-baú
v Caxambu
v Carimbó
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
|